SERVIÇOS
Somos apaixonados por histórias de família.

Somos especialistas em assessoria para reconhecimento da cidadania.
Auxiliamos em todas as etapas do processo:
- Pesquisa de origem;
- Reunião de documentos necessários
- Pedido da cidadania
- Pedido do passaporte
Formas de reconhecimento
da cidadania italiana
Processo JudiciaL
Tempo Médio - 2 anos
Hoje o prazo para os consulados chamarem os interessados é de 8 a 12 anos. Porém o prazo máximo legal é de 2 anos. Sendo assim, abrimos um processo judicial na Itália solicitando à justiça italiana que faça cumprir o prazo. Neste caso, o juiz pode diretamente decretar o reconhecimento da cidadania, ou obrigar o consulado a fazê-lo com a máxima urgência. A grande vantagem deste método é que a sentença costuma sair em até 2 anos e é possível colocar mais pessoas em um único processo, reduzindo os custos drasticamente.
Recomendamos este processo para famílias que desejam obter o reconhecimento em um tempo mais célere, porém não imediato, e que possuem parentes que também gostariam de participar do processo e assim reduzir o custo. São pessoas que já tem a ideia de morar fora um tanto madura, e gostariam de concretizar isso no médio prazo.
Residência na Itália
Tempo médio: 3 a 6 meses
O método através da residência na Itália é o mais rápido, porém com custo mais elevado.
O interessado vai até a Itália, faz a residência “fiscal” (uma forma de residência fiscalizada pela prefeitura), e solicita o reconhecimento na prefeitura. Costuma ficar pronto dentro de poucos meses após a residência ser confirmada no “comune” (cidade) escolhido na Itália.
Recomendamos este método para pessoas que querem morar fora do Brasil. A pessoa vai para a Itália, obtém a cidadania, e já pode estabelecer moradia lá.
Consulado Italiano no Brasil
Tempo médio: 8 anos
O pedido é realizado através do Consulado Italiano no Brasil. É o método mais demorado e com o menor custo para o reconhecimento da Cidadania Italiana.
O cliente entra na fila do consulado, na qual fica por pelo menos 5 anos. Mais comumente, o consulado demora cerca de 8 anos para convocar os interessados. Este prazo existe devido à fila de pessoas já cadastradas no consulado para obter seu reconhecimento. Neste caso, porém, o cliente deve apenas desembolsar o valor referente à preparação da documentação, sem necessidade de processo judicial na Itália ou de sair do Brasil. Além disso, pode-se colocar tantos parentes quanto tiverem interesse no processo, e o valor por pessoa reduz drasticamente.
Via Materna
Tempo médio: 2 anos
A Itália reconheceu, na constituição que entrou em vigor em 1/1/1948, direitos iguais a homens e mulheres. No entanto, se uma pessoa nasceu antes de 1948 filho/a de mulher italiana e de pai não italiano, não é automática a herança da cidadania italiana, pois a mulher não era considerada italiana na data do nascimento de seu filho. Sendo assim, é necessário um processo judicial.
Recomendação: em todos os casos onde isso ocorreu na história dos antepassados do interessado, só é possível esse método para reconhecimento da cidadania.
Cônjuges de Italianos
Tempo médio: mínimo 4 anos
Esse método é aplicável para cônjuges de italianos reconhecidos e que são casados há pelo menos 3 anos (sem filhos) ou 1 ano e meio com filhos. As pessoas que se enquadram em um desses cenários podem requerer a naturalização. Este trâmite demora no mínimo 4 anos, a demora é devido ao tempo que o ministério do interior italiano leva para processar o pedido. Não é necessário ir para a Itália, mas é preciso certificado em nível intermediário (B1) de língua italiana.
Recomendamos para pessoas casadas com italianos reconhecidos por pelo menos 3 anos, ou um ano e meio caso tenham filhos juntos.